Odontopediatria

Odontopediatria

A higiene oral do bebê deve começar cedo, antes mesmo dos primeiros dentes aparecerem. Porém, cada fase da evolução envolve cuidados específicos e orientações específicas:

 

 

De 0 a 11 meses

Enquanto os primeiros dentes não aparecerem, pode-se utilizar uma gaze ou fralda de pano molhada em água filtrada ou soro fisiológico para higienizar o local.

 

Após o nascimento do primeiro dente de leite (que ocorre por volta dos 6 meses), a limpeza pode ser realizada com uma "dedeira", que deve ser higienizada e esterilizada da mesma maneira que a chupeta e a mamadeira.

 

De 1 a 3 anos

Após nascerem os molares decíduos (de leite), que apresentam uma superfície rugosa e que facilita o acúmulo de alimentos, é preciso iniciar a higiene com escova dental macia e de cabeça pequena. A rotina da escovação deve ser a mesma indicada para adultos: três vezes ao dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e janta).

 

Não existe uma idade ideal para iniciar a utilização das pastas de dente com flúor - os pais devem observar se a criança consegue ou não cuspir. A ingestão de flúor nessa idade pode acarretar problemas aos dentes permanentes que estão por nascer (manchas chamadas de fluoroso) e ocasionar intoxicação à criança com sintomas como náusea, vômito e tontura.

 

Por isso, enquanto a criança não apresentar coordenação motora para cuspir, a higiene deverá ser realizada com pasta de dente sem flúor. Quando for possível adicionar o flúor à escovação (ou seja, quando a criança já estiver apta a cuspir), a pasta de dente indicada é a "infantil", que possui uma quantidade menor da substância.

 

Cabe salientar que, devido à falta de coordenação da criança, os pais devem realizar a tarefa de escovação dentária.

 

 

De 4 a 6 anos

Nesta fase, a dentição decídua (de leite) já está completa e A criança apresenta coordenação motora, podendo utilizar pasta de dente fluoretada.

 

É importante, como forma de estímulo, os pais realizarem a tarefa de escovar os dentes junto com os filhos. Nessa idade a criança pode iniciar a tarefa sozinha, mas sempre com um responsável supervisionando e finalizando a escovação.

Cronologia de Erupção dos Dentes Decíduos | Dentes de Leite

Dentição Mista

A fase chamada de "dentição mista" inicia com a erupção do primeiro molar inferior permanente, por volta dos 6 anos de idade. É chamada de "mista" porque teremos dentes de leite e permanentes na boca da criança.

Como o primeiro molar inferior permanente nasce sem que nenhum dente de leite tenha caído, é comum os pais não notarem sua presença e o confundir com um dente decíduo. A atenção se torna muito importante nesse período, porque facilmente esses dentes são esquecidos na hora da escovação.

Agora vamos à real importância da preservação e cuidado com os dentes decíduos: eles servem de guia para erupção dos dentes permanentes. A perda precoce de um dente de leite acarretará sérias complicações na oclusão da criança, podendo levar a falta de espaço e provocar a necessidade de um tratamento ortodôntico complexo.

 

Antes de finalizar o ciclo de trocas dentárias, muitos pais se preocupam e correm para o dentista porque os dentes permanentes de seus filhos estão tortos, com espaços ou são grandes demais. Por isso, na odontologia essa fase onde a criança passa por uma "metamorfose" é chamada de "Fase do Patinho Feio". As trocas dentárias finalizam por volta dos 12/13 anos com a erupção dos caninos permanentes.

Dentes Permanentes:

Sequência de Queda:

Influência de Hábitos na Dentição da Criança (Chupeta/Dedo)

O hábito de sucção acompanha a criança desde a vida intrauterina. Após o nascimento, ele deveria ser suprido exclusivamente pela amamentação, onde o bebê, além de se nutrir, estimula o desenvolvimento da musculatura perioral e satisfaz as necessidades emocionais. 

 

O uso da chupeta ou do dedo por um período prolongado pode acarretar problemas nas arcadas dentárias da criança. As deformidades mais frequentes são a mordida aberta e a mordida cruzada posterior, mas funções como fala, deglutição e respiração podem ser prejudicadas com esses hábitos. É muito importante os pais estarem atentos a esses problemas e fazer acompanhamento com um Ortodontista: quanto mais cedo a criança se livrar desses hábitos, menores serão os problemas ocasionados por eles.

Entre em contato

Horário de Atendimento

Segunda-Sexta: 8h às 19h30

Sábado: 8h às 12h

Domingo: Fechado

Av. Nilo Peçanha, 730/501
Bela Vista, Porto Alegre-RS
CEP 90470-001

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

© 2020 Odonto Center RS. Todos os direitos reservados.